Notícias no site
Início    Outras notícias



Osteoporose, doença silenciosa que pode ser fatal
USP-20/10/2021

A osteoporose é uma doença silenciosa, mas que pode trazer consequências graves, as fraturas. Segundo dados da Associação Brasileira da Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), só 20% das pessoas com osteoporose recebem o diagnóstico.

Para colocar o assunto em pauta, 20 de outubro é considerado o Dia Mundial de Combate à Osteoporose. Segundo o médico Francisco José Albuquerque de Paula, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e presidente da Abrasso, o processo de envelhecimento provoca a perda natural de massa óssea e isso é mais comum em mulheres.

A partir dos 40 anos, as pessoas passam a sofrer um processo contínuo de perda de massa óssea, “mas nas fases peri e pós-menopausa, por volta dos 50 anos, as mulheres perdem cerca de 10% dessa massa, por isso a doença é mais frequente entre elas”.

Mas o médico alerta que não são só as mulheres que precisam estar atentas à osteoporose, pessoas muito magras, fumantes, consumidores de álcool em excesso, portadores de doenças como diabete e hipotireoidismo e aqueles que fazem uso regular de corticoides também devem fazer uma avaliação para verificar a presença da doença. Para os demais, o médico  diz que a avaliação deve ser feita a partir dos 65 anos para as mulheres e 70 para os homens.