Notícias no site
Início    Outras notícias



Pesquisa de spray nasal contra Covid-19 é apresentada ao ministro Pontes
Ministério da Ciência e Tecnologia-13/01/2021

Nessa segunda-feira (11), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, visitou o Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo. Pontes foi recebido pelo conselho diretor do instituto, tendo à frente o presidente Roberto Kalil.

Na oportunidade, o ministro pode conhecer mais sobre os projetos apoiados pela RedeVírus MCTI, que estão sendo desenvolvidos pela instituição, e debater sobre o financiamento para programas de pesquisa no Brasil. Ao lado de Kalil, o ministro conheceu detalhes do projeto de pesquisa da vacina brasileira contra a Covid-19, um spray nasal capaz de bloquear a entrada do micro-organismo no corpo humano, e conversou sobre ações futuras.

A equipe desenvolveu um antígeno vacinal que aumenta o nível de anticorpos do tipo IgA nas mucosas e a resposta celular nas vias aéreas superiores e no pulmão, onde a doença é mais grave. Quando pronta, a vacina deverá ser administrada em quadro doses (duas em cada narina) com um intervalo de alguns dias entre as aplicações.

A pesquisa da vacina brasileira figura como um dos destaques do grupo de mais de 60 pesquisas relacionadas à Covid-19 em andamento no InCor, muitas delas envolvendo a participação de outras instituições do Brasil e do exterior.

Esses estudos vão desde efeitos de medicamentos para tratar a doença à investigação de delirium em pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Há também levantamento sobre o impacto do exercício físico e do sedentarismo em pacientes sobreviventes dos efeitos do vírus na rigidez no envelhecimento vascular e o uso de um jogo digital para avaliação e reabilitação da função cognitiva após remissão dos sintomas da Covid-19.