Notícias no site
Início    Outras notícias



Hospital oferece drive-thru para pacientes que necessitam de medicamentos, durante a pandemia
O Debate-19/05/2020

O sistema de drive-thru é bastante comum em lanchonetes e hamburguerias. Além da agilidade no serviço e da comodidade em ser atendido sem sair do veículo, a modalidade pode ser fundamental para que empresas de outros setores garantam o distanciamento social de seus clientes, enquanto lidamos com a pandemia de coronavírus.

Um desses exemplos é o Hospital Santa Catarina, em São Paulo, que criou um serviço de drive-thru, em seu estacionamento (na Avenida Paulista, 200), para que pessoas em tratamento oncológico, hematológico ou reumatológico possam receber medicamentos dentro do próprio carro.

Com isso, esses pacientes, que não podem interromper as medicações e estão no grupo de risco para a Covid-19, continuam o tratamento sem se expor ao risco. O atendimento é agendado por telefone e o paciente passa por uma triagem para confirmação do serviço e de presença de sintomas respiratórios (tosse, dor de garganta, febre, falta de ar).

Quando chega ao hospital, o paciente dirige-se ao estacionamento, é recebido por um enfermeiro, que avalia os seus sinais vitais e, em seguida, inicia o procedimento, sem que precise sair do carro.

Pacientes de qualquer idade podem utilizar o serviço e que o ideal é que compareçam acompanhados.

As infusões endovenosas continuam sendo feitas apenas dentro do hospital, pois utilizam materiais, equipamentos e infraestrutura incompatíveis com o modelo de drive-thru. Além disso, o tempo de administração para medicações endovenosas pode durar de uma a oito horas.

Dependendo do tipo de medicação, o paciente deverá aguardar no local, para que a equipe médica avalie a sua reação.

Fonte: Fonte: Hospital Santa Catarina (SP)