Notícias no site
Início    Outras notícias



Fifa quer usar Inteligência Artificial para marcação de impedimentos
O Debate-11/02/2020

O árbitro assistente de vídeo (VAR, do inglês Video Assistant Referee) veio para ajudar na tomada de decisão dos árbitros, especialmente em lances capitais. Mas na final da Copa do Mundo de Clubes de 2019, entre Flamengo e Liverpool, no Qatar, a Fifa realizou seus primeiros testes off-line de uma nova tecnologia que visa melhorar a capacidade do VAR de tomar decisões em impedimentos.

A ferramenta é um sistema de impedimento semi-automatizado que combina rastreamento de jogadores com inteligência artificial. O rastreamento é comum para análise de desempenho, que geram mapas de calor do campo. Mas com base nesses dados, a Fifa espera usar algoritmos para determinar qual jogador está mais próximo da linha de gol a qualquer momento e, em seguida, criar uma linha de impedimento virtual em tempo real.

O sistema consegue detectar o momento do passe e colocar a linha de impedimento na posição correta. Atualmente, são os árbitros que ficam no VAR que decidem qual ângulo de imagem usar para traçar a linha e detectar o impedimento da jogada. Usar inteligência artificial para fazer essa tarefa obviamente aceleraria todo o processo.

O próximo passo é testar os sistemas e melhorar a tecnologia até que esteja em um nível em que possa ser usada em partidas de futebol reais.

Fonte: Olhar Digital