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Obesidade é considerado o mau dos últimos séculos
O Debate-10/09/2019

A obesidade é uma questão de saúde pública global e alarmante. Ela está associada ao surgimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, atinge adultos e crianças e aparece em todas as classes sociais.

A obesidade é um dos principais problemas de saúde da modernidade. Ela já atinge mais de 30% da população brasileira. E tende a piorar: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2025, mais de 50% da população mundial será obesa.

O excesso de peso, além da preocupação com a estética, pode trazer uma série de distúrbios como a pressão alta, diabetes, colesterol alto, problemas circulatórios, cardíacos e articulares. Por isso, evitar ou tratar a obesidade é um excelente investimento em saúde e qualidade de vida. Bons hábitos alimentares funcionam como fatores protetores se forem adotados ao longo da vida, especialmente, quando aliados à prática de atividades físicas.

De acordo com o Dr. Cláudio Ambrósio, médico pós-graduado em endocrinologia e metabolismo, o primeiro passo para uma vida saudável é esquecer dietas mirabolantes ou fórmulas milagrosas, “é importante evitar esse processo de “efeito sanfona”, nome popular dado àquele engorda emagrece, que além das alterações estéticas – como as estrias – pode contribuir para alterações circulatórias e cardíacas.”, ressalta.

Na maioria das vezes, os transtornos alimentares estão agregados a outras doenças emocionais, como depressão e ansiedade. Assim, contar com a ajuda de profissionais toma esse processo menos complexo.

Para o Dr. Cláudio Ambrósio, o uso de um bom plano de reeducação alimentar associado à a atividades físicas, suporte psicológico e acompanhamento médico a pacientes com sobrepeso e obesidade, propicia melhores resultados. “A eficácia dos tratamentos depende de cada paciente, mas um fator é certo ao assumir esse desafio: pensar na possibilidade real de ser saudável é um grande passo para essa conquista. Manter-se magro após o sucesso do tratamento, será bem mais fácil.”, enfatiza o doutor.

Algumas medidas simples trazem excelentes resultados:

- Uma dieta saudável contendo alimentos de variados grupos;

- Fazer um prato bem colorido;

- Fazer o maior número de refeições de pequena quantidade, não pulando horários pré-estipulados pelo profissional da área;

- Beber bastante água ao longo do dia melhora a produção de urina e facilita outros aspectos da fisiologia e metabolismo;

- Atividade física rotineiramente (após uma correta avaliação profissional).