Notícias no site
Início    Outras notícias



Ônibus para tratamento odontológico já atendeu cerca de mil pessoas em situação de rua
Prefeitura.SP-06/02/2019

O prefeito Bruno Covas visitou o ônibus adaptado para atendimento odontológico para pessoas em situação de rua, que nesta quarta-feira (6) está estacionado em frente à Missão Belém, na altura do número 47 da Praça da Sé, região central da cidade. O ônibus funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O veículo, que foi doado à Prefeitura em 2017, tem o objetivo de desenvolver ações de saúde que atendam às demandas dessa população. Conta com quatro cadeiras odontológicas, com capacidade de realizar até 500 atendimentos por mês. Após receber as autorizações necessárias, o ônibus foi inaugurado em outubro de 2018 e já recebeu 963 pacientes, sendo 440 deles somente no mês de janeiro deste ano.

O investimento da Prefeitura é de aproximadamente R$ 465 mil. Por meio de um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (BomPar), foi possível contratar uma equipe composta por três cirurgiões dentistas, um técnico e quatro auxiliares de saúde bucal, que realizam os atendimentos. Em 2018 a Bompar foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das dez melhores instituições brasileiras que trabalha com pessoas em situação de rua.

Para portadores de necessidades especiais

O ônibus foi doado à SMS pela Colgate Palmolive Comercial Ltda. com quatro cadeiras odontológicas, um escovódromo, um aparelho de raio-X digital. A secretaria realizou a compra dos instrumentais, além de fotopolimerizador, ultrassom e amalgamador para atendimentos preventivos, restauradores, cirúrgicos, de endodontia e de prótese dentária. Os insumos para a realização de todos os procedimentos são também de responsabilidade da  Secretaria Municipal da Saúde.

O consultório móvel opera nas regiões da Sé, Luz e no Complexo Prates, região do Bom Retiro. O veículo fica aproximadamente uma semana em cada ponto. Uma plataforma elevatória possibilita o atendimento às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os encaminhamentos são feitos pelas equipes do Consultório na Rua (CnR), que abordam e cadastram as pessoas em situação de rua para conduzi-las ao atendimento de saúde necessário. Cerca de 10 mil estão cadastrados no programa.

Sobre o atendimento

Os profissionais do CnR realizam abordagem às pessoas em situação de rua, nos Centros Temporários de Acolhimento (CTA) e nos equipamentos sociais na área de abrangência da CRS Centro. Se houver outras necessidades após o atendimento inicial, os pacientes são acolhidos para atendimento na unidade de referência de cada equipe, fortalecendo o vínculo.

O tratamento odontológico dessa população na região central, atualmente, é oferecido em dois serviços. Uma equipe atende na UBS Santa Cecília e as outra 3 equipes atendem no Ônibus adaptado para atendimento odontológico.

Outros serviços de saúde

A Prefeitura de São Paulo também conta com outras três unidades odontológicas móveis (vans), localizadas nas coordenadorias regionais de saúde Norte, Oeste e Sudeste. Em cada uma delas trabalham um dentista e um auxiliar para atender os munícipes em situação de rua.

A população residente em domicílios também pode dispor do programa de saúde bucal. Veja na sua Unidade Básica de Saúde como ser encaminhado para o atendimento.