Notícias no site
Início    Outras notícias

Monitoramento do YouTube


Hospital da Criança realiza cirurgias raras de alta complexidade

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Referência para tratamentos pediátricos de alta complexidade, o Hospital Estadual da Criança, na Vila Valqueire, vai realizar uma imersão de urologia pediátrica nos dois primeiros dias de agosto. Duas crianças com extrofia de bexiga, uma rara má-formação congênita, com incidência de um caso em 10 a 30 mil nascimentos, passarão por cirurgias no hospital.

Esse tipo de procedimento é o mais complexo da urologia pediátrica, dado que as crianças nascem com a bexiga exposta, com defeito dos genitais internos e externos e com deformidade na bacia. São completamente incontinentes do aparelho urinário e não possuem o músculo retentor da urina.

Assim, necessitam de cirurgia, de preferência nos primeiros 6 meses de vida, conforme explica a diretora do hospital, Heloisa Graça Aranha.

- Esse tipo de cirurgia é muito importante, pois permite uma melhor sociabilidade e dignidade da criança durante sua vida - conta.

O histórico do hospital com o procedimento é muito positivo, com 25 crianças operadas e em acompanhamento, e seis novos casos nos últimos 12 meses. A cirurgia leva em média 10 horas, com uma equipe de seis cirurgiões, dois anestesistas e dois instrumentadores. O coordenador da Cirurgia Pediátrica do hospital, Francisco Nicanor, esclarece que o procedimento tem três objetivos principais.

- A nossa função é proteger o aparelho urinário contra as infecções, resolver a deformidade anatômica, conseguir uma boa estética e fazer com que a criança tenha uma vida normal e totalmente socializável – detalha.

Estas cirurgias só são realizadas em centros de tratamento de alta complexidade como o Hospital Estadual da Criança, visto que se faz necessário cirurgiões experientes, centro cirúrgico muito bem equipado, instrumentais e insumos especiais, além de UTI pediátrica para pacientes graves. Todos os requisitos citados estão disponíveis na unidade, o que a coloca entre os 10 principais centros brasileiros habilitados para este tipo de complexidade.



Outras notícias


Indique esta notícia a um amigo:
Seu nome


E-mails dos amigos (separados por vírgulas)


Mensagem (opcional)




Fechar